Blog

CURSO DE PINTURA EM TELA - SESC


Seleção de vagas para o Curso de Pintura, na técnica Óleo sobre Tela, com a prof. e artista plástica Patrícia Moreira 

CURSO DE PINTURA

Inscrição no processo seletivo: 01 a 10/03  - segunda a sexta 8:00 às 17:00h

Resultado: 14/03

Matrícula: 14/03 a 22/03/2017

Local: Setor Social SESC – Vitória da Conquista

Pré- requisitos: A partir de 16 anos

Período do curso: 04/04 a 27/07/2017 – Terça e Quinta: 8:30 às 11:30h – No. Vagas: 15

 

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

XEROX DOS DOCUMENTOS PESSOAIS:

RG E CPF DO CANDIDATO

RG E CPF DAS PESSOAS +18ANOS QUE MORAM NA MESMA RESIDÊNCIA

COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA ATUAL

DE PREFERÊNCIA EM NOME DA PESSOA   

COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILIAR:

COMPROVANTE DE RECEBIMENTO (ATUAL)  DE  APOSENTADORIA/BENEFÍCIO

DECLARAÇÃO DE RENDA INFORMAL DISPONIBILIZADA PELO SESC PARA QUEM TRABALHA, MAS NÃO TEM COMO COMPROVAR A RENDA.

OS MEMBROS DA FAMÍLIA QUE TRABALHAM COM CARTEIRA ASSINADA APRESENTAR OS 3 (TRÊS) ÚLTIMOS CONTRA CHEQUES

OS MEMBROS DA FAMÍLIA +18ANOS QUE NÃO TRABALHAM, DEVEM APRESENTAR XEROX DA CARTEIRA DE TRABALHO: PÁG. DA FOTO, PÁGINA COM AS INFORMAÇÕES PESSOAIS, E A PÁGINA DO CONTRATO QUE PROVA QUE A PESSOA NÃO ESTÁ TRABALHANDO.

Obs. Pessoa com renda familiar (bruta) de até 3 salários mínimos o curso é GRATUITO

Informações: Setor Social do SESC ou 77 991077522 (whats) e-mail: contato@multiartistica.com.br

PINTURA A ÓLEO

Desde a época paleolótica o homem vem criando meios de registar seus traços e acima de tudo colori-los. A pintura a óleo é considerada a técnica mais tradicional de pintura. É uma técnica artística que consiste no uso de tintas a base de óleo. Elas são aplicadas em superfícies de madeira ou tela de algodão cru, além de outros materiais basicamente utilizam-se pincéis ou espátulas para sua aplicação. A tinta óleo pode ser aplicada crua ou diluída em alguns solventes ou óleo de linhaça de acordo com a espessura que o artista deseja criar. Sua principal característica diz respeito à mistura cromática e o brilho conferindo acabamento excepcional, além da flexibilidade em função da lenta secagem da tinta, permitindo ao artista alterar seu trabalho quando necessário.

Grande parte das referências, acerca da história da arte, indicam que esta técnica de pintura surgiu na Europa no século XV e foi atribuído aos irmãos Van Eyck, no entanto estudos recentes sugerem que a pintura a óleo tenha surgido ainda no século VII. Em meio à destruição de gigantescas estátuas de Buda na região de Bamian no Afeganistão em 2001, pesquisadores de diversas nacionalidades do mundo descobriram milhares de imagens pictóricas. Por trás das estátuas destruídas haviam cavernas com paredes decoradas com pinturas de Buda e seres mitológicos pintados entre os séculos V e IX. Descobriu-se que as imagens pintadas no século VII foram realizadas com tinta óleo, ou seja, anteriores aos primeiros registros dessa técnica encontrados na Europa. Acredita-se que essas tintas foram produzidas a base de nozes e sementes de plantas.

No entanto, a pintura a óleo começou a ser disseminada entre os artistas pelos mestres flamencos e holandeses no século XV. Os artistas daquele tempo deveriam ter conhecimento das substâncias necessárias para a fabricação da tinta. O pigmento das tintas era feito a partir da pulverização e moagem de minerais e vegetais em sua forma bruta. Os artistas encontravam a matéria prima para suas pinturas em lojas especializadas, espécies de farmácia, as mesmas lojas frequentadas por médicos que adquiriam substâncias medicinais.

A pintura a óleo por ser a técnica mais tradicional nas artes visuais, pois é encontrada em diferentes momentos da história da arte. Atualmente é possível para qualquer pessoa ter em sua casa um autorretrato com efeito de pintura a óleo, por exemplo, por meio de programas editores de imagens que disponibilizam filtros que simulam a ideia de acabamento a óleo, aplicando texturas que lembram pinceladas. Entretanto, nada substitui o ato de pintar e a beleza de ter uma obra genuína em sua parede.

O cérebro em movimento

Ambos os hemisférios do cérebro são estimulados com o desenho e a pintura, tanto o esquerdo quanto o direito. O esquerdo implica o lado lógico e racional, enquanto o direito está relacionado com a nossa criatividade e com as nossas emoções. Trata-se de dar asas à nossa imaginação e deixá-la voar para que os nossos pensamentos mais profundos também possam respirar.

Concentração

 dedicação à pintura requer concentração. Pintar é um trabalho minucioso que nos permite esquecer tudo ao nosso redor e fluir, fazendo com que o tempo passe sem nos darmos conta.

O estado de concentração avançado se chama Alfa e tem sido objeto de vários estudos. Trata-se de um estado durante o qual uma parte do cérebro está consciente e a outra faz surgir o inconsciente. Esse mesmo estado é atingido com a oração, com a meditação ou com a música.

Inteligência emocional

As emoções são uma parte muito importante da nossa criatividade. Com a pintura podemos deixar fluir as emoções e experimentar felicidade, amor, empatia e paz. O relaxamento que obtemos através da pintura ajuda a conseguir harmonia entre o coração e a mente. 

Portanto junte-se a nós e venha fazer parte desse universo, seja individual ou em um curso de pintura em tela.


VENHA DESCOBRIR SEUS TALENTOS!

FAÇA PINTURA!