Blog

ESCOLA CINE-TEATRO em Vitória da Conquista


Luz, câmera e interpretação! 

Escola Cine-Teatro

 

Matrículas Abertas!! 

 

O curso  de interpretação para Cinema, Tv e Teatro da Escola Cine-Teatro, foi desenvolvido pela produtora Porco Espinho Filmes, Cia Illuminata e a Soluções Multiartísticas, com o intuito de valorizar o potencial da interpretação e das línguas enquanto ferramenta capaz de desenvolver habilidades artísticas por meio de atividades lúdicas e dinâmicas.  Além disso, o programa modular possibilitará o uso da língua portuguesa, inglesa e espanhola em situações reais de comunicação através do projeto MOVIE TIME que tem como  grande parceira o CCAA Vitória da Conquista.

Os módulos do curso oferecerão técnicas de interpretação para Cinema, Tv e  Teatro e serão intercalos e integrados realizando uma interação entre construção e estudo de personagem, ação dramática;  tempo de comédia e tempo dramático, tom, ritmo; improvisação, naturalismo e realismo; estudo e desenvolvimento do sensorial; apresentação e dramatização de cenas em sala de aula, técnicas de cenas de ação, ação dramática; jogos sensoriais e de confiança.

O curso é desenvolvido e coordenado pela premiada professora, atriz, diretora e cineasta - Bacharel em Cinema e Audiovisual e mestranda em Memória: Linguagem e Sociedade - Patrícia Moreira, com a Assessoria pedagógica do escritor, ator e diretor - Especialista em Arte-Educação e  doutorando em Artes Cênicas pela USP -  Luís Márcio Arnaut de Toledo.

A utilização da sétima arte como recurso  apresenta diversas vantagens. O cinema possui o potencial para atuar como propulsor de interação e de situações autênticas significativas de comunicação, pois alcança todos os públicos e idades. Além disso, ele é visto como uma forma de captação do mundo. Assim sendo, o uso de filmes na prática de sala de aula será visto, nesta proposta de módulos, como um forte elemento de motivação, propiciando, além do conteúdo linguístico, material para discutir valores culturais dos participantes do curso.As atividades buscarão integrar as habilidades de fala, compreensão, leitura, interpretação e produção audiovisual. Vários procedimentos didático-pedagógicos serão realizados durante o curso, como a identificação de expressões usadas pelos personagens; previsão de acontecimentos seguintes aos de cenas exibidas; promoção de debates sobre assuntos polêmicos suscitados pelas cenas; analogia entre o ocorrido na cena e fatos da vida pessoal; discussão sobre aspectos sociopolíticos no contexto histórico de filmes importantes do cinema nacional e internacional em comparação ao contexto atual brasileiro.

Atividades semanais ( de 6 a 15  alunos por turma) – Os horários e dias da semana podem variar de acordo com a necessidade da escola – Os alunos terão direito a aulas mensais aos sábados (tarde) para montagens de espetáculos e ou produção de curta metragem em datas previamente agendadas.

 TURMAS 

 Dia da semana

           Duração

Turma infantil

6 a 8 anos

  

  Sexta (manhã)

  8:00 às 9:30h

 

              1:30h

  Turma  Infantil

  9 a 11 anos  

  Sexta (manhã)

  10:00 às 11:30h

  Sexta (tarde)

  15:30 às 17:00h

              1:30h

  Turma Juvenil

  12 a 18 anos

  Sexta ( tarde)

  13:00 às 15:00h

              2:00h

 

   TURMAS

    Dia da semana

              Duração

   Turma Adulto  

 

   Segunda (noite)

   19:00 às 21:30h

 

              2:30h

   Turma Adulto  

 

    Quinta (noite)

    19:00 às 21:30h

 

              2:30h

 

MÓDULO - CINEMA 

O objetivo do curso de Interpretação para Cinema é analisar e refletir sobre os aspectos técnicos e artísticos que compõem a linguagem do cinema a partir da perspectiva do ator. O ator é peça central na narrativa cinematográfica: os elementos estéticos e estilísticos dialogam com ele, criando nuances, pontuando e intensificando sua performance dentro de todo o contexto narrativo.

O curso fornece instrumentos para que o ator tenha a compreensão prática e teórica da relação entre diretor e ator num set de filmagem. Faz uma análise introdutória das escolas de interpretação dentro do contexto histórico do cinema e seus desdobramentos. A direção de “não-atores” e suas especificidades. Analisa o perfil do ator, construção de um perfil de personagem, casting e mise en scène.

Interpretação para cinema tem técnicas e exigências específicas adequadas a um set de filmagem e à linguagem fílmica. Leva em consideração fotografia, movimentos de câmera, continuidade e uma série de elementos de produção. O ator de cinema atua, de certa forma, no vazio: ele não tem como saber exatamente o que vai aparecer na tela, que ângulos de câmera, sons, efeitos serão usados na montagem do filme até que este seja finalizado. Entender e adaptar-se a esse contexto é fundamental. O ator de cinema tem de ter controle sobre sua performance ao longo de horas de interrupções próprias de uma produção, rodando cenas entrecortadas ao longo do tempo, tem de ter domínio emocional, concentração, confiança no diretor e no trabalho da equipe, e uma postura profissional adequada às demandas do trabalho.

O curso de Interpretação para o Cinema guia o aluno dentro desse universo e sua linguagem específica, dando um panorama profissional e preparando o ator para o trabalho no set, ao mesmo tempo que desenvolve e amplia seus conhecimentos, experiências e técnicas de interpretação.

CONTEÚDO

  • Introdução ao curso: diagnóstico e perspectivas.

  • Estratégias de abordagem do papel / personagemPrimeiro cinema: Relações ator-espectador / ator-diretor / ator-personagem / ator-dispositivo

  • Particularidades do jogo do ator no cinema

  • Os precursores: Méliès e Mack Sennet : ator e personagem como instâncias separadas, Charles Chaplin e o “aparecer” do ator, Griffith e a busca do “parecer”, Chaplin : ator stanislavsko-brechtiano

  • O olhar para a câmera : herança teatral

  • Cinema clássico: Jogo e gênero : o corpo em melodramas, corpo patológico. A estrela no centro: o corpo em musicais: corpo superhumano. Atores e estrelas. Strasberg, Kazan e os atores do Método. O sucesso dos biopics : o ator por detrás do personagem.

  • Cinema moderno: Rossellini/Ingrid Bergman (Stromboli): o momento da virada, fundação de um novo star system. Bergman/Harriet Andersson (Monika e o desejo): filmar o objeto de desejo. A sobrevivência da forma em torno do ator: Acossado e Os incompreendidos. Atom Egoyan: atualizando o modo de filmar o objeto de desejo (Calendar). Truffaut, Godard, Jean-Pierre Léaud, Louis Garrel, Tsai Ming Liang: corpo como “desejo de fraternidade”. Bresson e o automatismo. Novos paradigmas de interpretação. Godard e o retorno às origens do cinema, Bergman : rosto-alma e rosto-tela. A entrevista do ator-personagem.

  • Cinema Brasileiro: Em busca de um star system à brasileira: a supremacia da televisão. Gestos do cinema marginal: Helena Ignez e Paulo César Pereio: o corpo como instrumento de quebra da transparência. O novo perfil dos atores de cinema brasileiros. Bressane e a recuperação do “aparecer”.

  • Ecos autorais no cinema contemporâneo.

  • O ator-dramaturgo. A construção

INTERPRETAÇÃO PARA TV

A metodologia desenvolvida proporciona aos alunos o domínio das técnicas de atuação para câmera, permitindo que eles desenvolvam suas habilidades cênicas nas linguagens de televisão e cinema. A partir da gravação de cenas dramáticas e de constante avaliação dos professores, são trabalhadas técnicas de posicionamento em cena, noções de enquadramento, áreas, planos e movimentos de câmera, entre outros exercícios específicos para atuação na câmera.

MÓDULO - TEATRO

A partir de técnicas de expressão corporal, respiratória e vocal, além de exercícios de improvisação e jogos de dramatização para o desenvolvimento criativo e melhoria da comunicação, o curso desenvolve a expressão oral e corporal dos atores.

Também aperfeiçoa a capacidade de concentração e controle emocional, articulando leituras e interpretações de textos teatrais com o movimento individual de cada aluno.

Nesse módulo, os estudantes poderão aprender temas como a Arte da Interpretação, Ação, Imaginação, Concentração, Atenção, Descontração Muscular, O Sentimento da Verdade, Memória Emotiva, As Forças Motivas Interiores, O Estado Interior de Criação e As contradições Vontade e Contra-vontade. 

CONTEÚDO

  • Jogos Teatrais 
  • Improvisação cênica
  • Fundamentos da interpretação teatral
  • Princípios da expressão corporal
  • Princípios da voz em cena
  • Cenografia e indumentária    

                                                                                

MATRÍCULAS ABERTAS!

MAIS INFORMAÇÕES: 77 3423 8700| (whats) 77 9107 7522 | www.multiartistica.com.br | @cine-teatro 

Rua Siqueira Campos, 440 - Recreio - prédio do CCAA | Vitória da Conquista - BA